PORTUGUESE

traduzido a partir da

Seção Português

 

 

Karl Liebknecht

 

O que faz a Liga de Espártaco?

 

Discurso nos salões de baile da União na Hasenheide em Berlim, 23 de Dezembro de 1918

 

 

Devemos dar-nos, neste momento, especialmente completamente clara sobre os objectivos da nossa política. Precisamos de uma visão exacta para o curso da revolução; Temos de perceber o que era até agora a perceber o que o seu papel futuro será.

Até agora, a revolução Alemã não era nada mais do que uma tentativa de superar a guerra e suas consequências. Portanto, o primeiro passo foi a conclusão de um armistício com as forças inimigas, e a derrubada dos líderes do antigo sistema. A próxima tarefa de todos os revolucionários decidiram é manter essas conquistas e para expandi-lo.

Vemos que a trégua negociada pelo actual governo com os poderes hostis usados por estes para o estrangulamento da Alemanha. No entanto, isso é incompatível com os objectivos do proletariado; porque tal estrangulamento concordaria nem com o ideal de durar até uma paz decente.

Não uma paz do momento, não a paz da violência, mas a paz da vida e da justiça, que é o objetivo do Alemão e do proletariado internacional. Mas não é o objectivo do actual governo, que é capaz, por sua própria natureza, de acordo com os governos imperialistas da Entente, apenas para concluir uma paz do momento; e isso é porque eles não conseguiram tocar sobre os fundamentos da capital.

Enquanto existir o capitalismo, são - todos sabem que os socialistas bem - a guerra inevitável. O que faz com que ele tenha sido que dirigiu Guerra Mundial? A regra do capitalismo é a exploração do proletariado; é uma constante expansão e desenfreada do capitalismo no mercado mundial. Aqui colidem as potências capitalistas dos vários grupos nacionais em nítido contraste. E esta crise económica leva necessariamente finalmente a um choque de armas políticas e militares - para a guerra. Ele vai procurar estabelecer-se com a ideia de a Liga das Nações nós agora é trazer uma paz duradoura entre os vários Estados. Como socialistas, temos plena consciência de que tal uma Liga das Nações não é nada, mas uma aliança das classes dominantes dos vários próprios países - uma aliança que não se pode negar o seu carácter capitalista, é dirigido contra o proletariado internacional e uma paz duradoura nunca pode garantir.

A competição, a essência da produção capitalista significa para nós, socialistas, o fratricídio; mas estamos pedindo pelo contrário, a comunidade internacional de pessoas. Só a vontade do proletariado é direccionado para uma paz duradoura e da dignidade humana; nunca pode dar essa paz para o proletariado Alemão do imperialismo da Entente; é obtido por seus irmãos trabalhar na França, Estados Unidos e Itália. Complete a guerra mundial por uma paz permanente e digno, somente assim pode a prontidão para a acção do proletariado internacional. Então ela nos ensina nosso núcleo socialista concepção.

Agora, depois de este assassinato monstruoso, é verdadeiramente uma obra de um único molde para criar. Toda a humanidade foi accionada para o cadinho de fogo ardente da II Guerra Mundial. O proletariado detém o martelo na mão, para formar um novo mundo dele.

Não só da guerra e sua devastação sofrida pelo proletariado, mas, em princípio, o sistema capitalista, a verdadeira causa desta guerra. Para abolir o sistema capitalista, que é a única salvação do proletariado do destino sombrio de seu destino.

Mas como pode este objectivo ser alcançado? Para responder a esta pergunta é necessário estar plenamente conscientes de que apenas o próprio proletariado em sua própria verdade pode resgatar da escravidão. Eles nos disseram: A Assembleia Nacional é o caminho para a liberdade. No entanto, a Assembleia Nacional não é nada mais do que uma democracia política formal. Você certamente não quer dizer que a democracia, o socialismo sempre exigiu. O voto não é certamente a alavanca pelo qual o poder da ordem social capitalista pode ser levantado fora do comum. Sabemos que um número de estados têm tempo tem esta democracia formal da Assembleia Nacional, França, Estados Unidos, Suíça. Mas, no entanto, prevalece nessas democracias do capital.

Não há dúvida de que vai afirmar-se no mais alto grau nas eleições para a Assembleia Nacional, a influência do capital, a sua superioridade económica organizada. As grandes massas da população serão colocadas sob a pressão e influência dessa superioridade, em contraste com o próprio, em contraste com os seus próprios interesses e preservar e dar seus votos para os seus inimigos. Por esta razão, a Assembleia Nacional nunca será uma vitória da vontade socialista. É completamente errado acreditar que na democracia formal do Parlamento condições de segurança e uma condição para a realização do socialismo é dado. Pelo contrário, o socialismo percebeu o inverso é verdadeiro até que a condição básica para uma verdadeira democracia. O proletariado revolucionário Alemão pode esperar de um renascimento do antigo Reichstag na nova forma de a Assembleia Nacional para nada os seus objectivos; porque esta Assembleia Nacional é o mesmo personagem, como mostrado no velho "falando" na Praça Real. Vamos, certamente, encontrar nela todos os antigos senhores que estavam para determinar em tão fatalmente lá antes da guerra e durante a guerra, o destino do povo Alemão. E, provavelmente, também é verdade que os partidos burgueses terão a maioria nesta Assembleia Nacional. Mas, mesmo que este não deve ser o caso se a Assembleia Nacional por maioria socialista deve decidir a socialização da economia Alemã, uma decisão parlamentar continuará a ser um decreto e falhar na resistência mais enérgica dos capitalistas. Não no Parlamento, e não com os seus métodos socialismo pode ser alcançado; aqui é apenas a luta revolucionária extra-parlamentar do proletariado crucial. Somente através dele, o proletariado é capaz de moldar a sociedade de acordo com sua vontade.

A sociedade capitalista é essencialmente nada mais do que a regra mais ou menos velada da força. Sua intenção agora é ir para as condições legais da anterior retorno "ordem" e a revolução que fez com que o proletariado, como uma operação ilegal, como se uma desproporcional histórica para desacreditar e eliminá-los. Mas não é à toa que o proletariado tem trazido as baixas mais pesadas nas guerras sangrentas; Nós, os campeões da revolução não vai deixar-nos conduzir para fora do nosso lugar. Nós permanecem vivos até que tenhamos solidificou o poder do socialismo.


O poder político, o proletariado conquistou em 9 de Novembro, foi arrancado de ele se separar de novo; sido tirada dele é, acima de tudo, o poder de preencher os cargos-chave na administração do Estado pelos homens de sua confiança. Além disso, o militarismo, contra cuja regra que aumentou ainda está vivo. Estamos bem conscientes das causas que levaram a suplantar o proletariado de suas posições. Sabemos que os conselhos dos soldados ter visto nem sempre é clara no início do desenvolvimento revolucionário da situação. Não têm havido em seu número de muitos calculadora inteligente, revolucionários económicos covardes que se juntaram após a queda do antigo para o novo poder para desculpar a sua existência ameaçada aqui. Em muitos casos, os conselhos dos soldados deu essas pessoas posições de responsabilidade e fez por a bola para o jardineiro. Por outro lado, o actual governo tem restaurado o antigo poder de comando e retornou, desta forma os oficiais do poder.

Agora, se há uma confusão caótica em todos os lugares, na Alemanha, a responsabilidade não garante a revolução que procurou eliminar o poder das classes dominantes, mas estas classes dominantes si mesmos e do fogo da guerra, que se acendeu pelas classes dominantes. "A paz e a ordem devem prevalecer", disse nos chama para a burguesia, e ela significa que o proletariado deve capitular a ela para restaurar a paz e a ordem; que o proletariado seu poder nas mãos daqueles deve retornar o agora preparar a contra-revolução sob a máscara da revolução. Certamente, um movimento revolucionário não pode continuar a andar lisa; ele define lascas e batatas fritas na luta por uma nova e mais elevada ordem da sociedade e uma paz duradoura da humanidade.

O facto de que o governo tem os velhos generais e oficiais voltou a autoridade de comando com o propósito de a desmobilização do exército, ela tem dificultado a desmobilização e despedaçado. Certamente, a desmobilização teria projecto muito mais silencioso e adequada, se tivesse sido deixada à disciplina livre dos soldados. Em contraste, os generais, equipados com a autoridade do governo do povo tentou de todas as maneiras para atender os soldados de ódio contra o governo. Você tem deposto própria autoridade dos soldados, eles já proibiram nos primeiros dias da revolução vestindo bandeiras vermelhas e pode derrubar as bandeiras vermelhas de prédios públicos. Todas essas operações vêm à conta de débito do governo que, a fim de manter a "ordem" da burguesia, na verdade sufocada a revolução, se necessário, no sangue.

E já que se atreve a nos acusar de que fomos nós que querem o terrorismo, guerra civil e derramamento de sangue; como se atreve, irracional, devemos dar a nossa tarefa revolucionária para que a ordem dos nossos adversários vão configurar novamente! Não somos nós que querem derramamento de sangue. Mas é certo que a reação de uma vez que ela tem o poder de fazer é lembrar de um momento para sufocar a revolução no sangue. Lembremo-nos de seus crimes cruéis e desprezíveis com as quais ainda macularam algumas semanas e meses. Na Ucrânia, ela tem feito um trabalho carrasco na Finlândia matou milhares de trabalhadores - estes são os vestígios de sangue nas mãos do imperialismo Alemão, cujos porta-vozes agora suspeitam nos socialistas revolucionários da propaganda do terror e da guerra civil em sua imprensa mentirosa.

Não! Queremos chamar totalmente a reconstrução da sociedade e da economia, sem desordem e em toda tranquilidade. E se surgisse desordem e guerra civil, eles são da exclusiva responsabilidade são os culpados que têm a sua regra e seu lucro sempre fixa a mão armada e ampliado e até agora tente novamente para dobrar o proletariado sob o seu jugo.

Então, para não usar a força ou derramamento de sangue, conclamamos o proletariado; mas estamos chamando para a preparação revolucionária para a acção e para desenvolver toda a sua energia, que pode levar à construção do mundo em suas mãos. Conclamamos as massas de soldados e proletários para activamente no desenvolvimento dos soldados e dos conselhos operários. Chamamo-los para desarmar as classes dominantes em si, mas a armar em defesa da revolução e salvaguarda do socialismo. Isso por si só nos dá a responsabilidade para a manutenção e para a expansão da revolução, no sentido de as classes oprimidas de pessoas. O proletariado revolucionário não deve hesitar por mais um momento para remover os elementos burgueses de suas posições políticas e sociais de poder; ele deve tomar o assunto em suas mãos todo o poder. Certamente, vamos precisar para executar a socialização da economia e a participação de inteligência civis, profissionais, engenheiros; mas eles vão fazer o seu trabalho sob controlo do proletariado.

De todas essas tarefas urgentes da revolução, o actual governo ainda não tomou um único ataque. No entanto, eles fizeram tudo para parar a revolução. Agora, sabemos que não são eleitos sob sua contribuição em conselhos dos camponeses do país, os conselhos que a população que tem sido sempre um dos inimigos mais atrasadas e mais amargas do proletariado e manteve-se até hoje o inimigo mais violenta do proletariado rural. Todas essas maquinações, os revolucionários devem firme e resolutamente opor. Você precisa fazer uso de seu poder e, acima de tudo começar vigorosamente e prenda com a socialização.

A primeira etapa consistirá no arsenal e toda a indústria de defesa são ocupados pelo proletariado com encaixe. Em seguida, as empresas industriais e agrícolas devem ser transferidos para a propriedade da empresa. Não pode haver dúvida de que isso pode mudar a produção socialista na forma alta e altamente centralizada de entidades económicas na Alemanha relativamente fácil e rapidamente executar. Temos também um sistema de cooperativas já altamente desenvolvido, onde principalmente a classe média está interessado. Mais uma vez, este é um meio adequado para assegurar a implementação efectiva do socialismo.

Temos plena consciência de que é um processo longo e grande nesta socialização. Não estamos a esconder as dificuldades que impedem essa tarefa, especialmente na situação perigosa em que nossa nação é agora. Mas será que alguém seriamente que as pessoas são capazes escolher o momento oportuno para uma revolução e para a realização do socialismo após seu próprio prazer e conveniência? Assim, a história do mundo não é realmente! Agora ele não vem a explicar: Para hoje e amanhã a revolução socialista não cabe a nós no nosso plano cuidadosamente calculados; mas amanhã, quando estamos mais bem preparados para quando voltar a ter pão e matérias-primas e do nosso modo de produção capitalista está em pleno andamento de novo, então nós queremos falar sobre a socialização da sociedade com a gente. Não, esta é uma concepção fundamentalmente falsa e ridícula da natureza do desenvolvimento histórico. Não se pode escolher a fase que parece apropriado para uma revolução nem adiar a revolução a seu exclusivo critério. Pois o que são revoluções, por sua própria natureza e não crises sociais grandes e básicos, o aparecimento e desenvolvimento não depende da vontade do indivíduo e é descarregada através das cabeças individuais de distância, apenas enormes tempestades! Mesmo Karl Marx nos ensinou que a revolução social deve cair em uma crise do capitalismo. Bem, esta guerra não é senão uma crise; e, portanto, a hora do socialismo tem, se em algum momento, batido.

Na véspera da Revolução, na noite de sexta-feira para sábado, como o líder dos partidos social-democratas não tinha ideia de que a revolução já estava na porta. Eles não acreditam que a efervescência revolucionária nas massas de soldados e trabalhadores tinham progredido tanto. Mas quando eles então soube que a grande batalha já começou, como todos eles correram a induzir uma pressa, porque temem que o enorme movimento supera o dilúvio sobre eles de outra forma.

O momento decisivo veio. Tolos e fracos, todos aqueles a quem ele parece ser inadequado e reclamar sobre o fato de que ele só agora está liberado. Na nossa prontidão para a acção, em nosso Ernst revolucionário e vai ocorrer agora. A grande tarefa a que temos preparado para tanto tempo, empurrando contra a solução. A revolução está aqui. Você deve ser! Não é mais uma questão de se, mas apenas como! A pergunta é feita; e da dificuldade da situação em que nos encontramos, não se pode concluir que a empresa não deve ser uma revolução.

Repito que nós reconhecemos essa dificuldade. Acima de tudo, estamos cientes de que a dificuldade, o que é que o povo Alemão ainda não tem experiência revolucionária e tradição. Por outro lado, apenas o proletariado Alemão é consideravelmente facilita a tarefa de socialização por várias circunstâncias. Os adversários do nosso programa dá-nos ter em mente que começar em uma situação tão ameaçadora, agora que o desemprego, a falta de alimentos e matérias-primas estão disponíveis na porta foi impossível com a socialização da economia. Mas o Governo da classe capitalista não apenas se encontrou no curso da guerra, por isso, pelo menos tão difícil situação, medidas económicas do tipo mais radical, medidas que a produção e o consumo profundamente reformada? E todas estas medidas foram realizadas na época ao serviço da guerra, com a finalidade de prender para fora, no interesse do militarismo e da classe dominante.

As acções da economia de guerra poderiam ser realizadas somente pela auto-disciplina do povo Alemão. Na época, esta auto-disciplina estava a serviço do massacre dos povos, foi eficaz em detrimento do povo. Mas agora que ela é agir no interesse do povo, em seu próprio benefício, eles serão capazes de muito maior desempenho e conversões de realizar do que nunca. No serviço do socialismo eles vão criar o trabalho de socialização. Era realmente apenas os social-patriotas, que chamou essas medidas económicas em tempo de guerra profundamente cortados como um socialismo de guerra, e como Scheidemann, estes servos dóceis da ditadura militar, saiu cheio de entusiasmo por ela. Agora, temos que, em qualquer caso considere este socialismo de guerra como uma transformação da nossa vida económica, que é bem adequado para servir como uma preparação para o real, que está sob a bandeira do socialismo socialização.

A realização do socialismo é inevitável; ele deve vir só porque nós. a desordem sobre qual agora tão chateada, deve ser superado definitiva Mas esse transtorno é invencível, enquanto os governantes de ontem, as forças económicas e políticas do capitalismo permanecer no comando; porque eles têm causado esta confusão.

O dever do governo actual, teria sido acessar e agir rapidamente e decisivamente. Mas ela não tem promovido o papel da socialização por um passo. O que ela fez na questão dieta? Ela fala para o povo: "Você deve ser bonita como você se comporta e civilizado, então vamos enviar Wilson comida." O mesmo é chamar-nos dia após dia, toda a burguesia, e aqueles que ainda não eram há alguns meses o suficiente para fazer é insultar o presidente dos Estados Unidos, e para jogar fezes, eles inspiram-se agora para ele e cobriu-o com admiração pés - para obter comida dele. Sim, claro! Wilson e seus companheiros pode nos ajudar, mas, certamente, na medida e na forma, pois corresponde aos interesses imperialistas do capitalismo Entente. Agora se apresse todos os inimigos declarados e secretos da revolução proletária, para louvar Wilson como um bom amigo do povo Alemão, mas apenas isso filantrópica Wilson foi assim, dar a sua aprovação com os termos do armistício cruéis Foch e contribuiu assim para a situação das pessoas o imenso aumento. Não, somos revolucionários socialistas acreditam que nenhum momento para a vertigem da filantropia Wilson, que não faz nada e pode fazer mais do que para representar os interesses do capital Entente prudentemente cálculo. Mas o bom é que a vertigem com que a burguesia e os social-patriotas vender agora, na verdade? A fim de persuadir o proletariado e para atrair o poder que foi conquistado pela Revolução de divulgar.

Nós não vamos se apaixonar por ele. Nós fornecemos as nossas políticas socialistas no piso de granito do proletariado Alemão; podemos colocá-los no chão de granito do socialismo internacional. Nós pensamos que é nem a dignidade nem com a tarefa revolucionária do proletariado compatível, que nós, que já começaram a apelação revolução social à mercê do capital Entente, mas esperamos que a solidariedade revolucionária e prontidão para a acção internacional dos proletários de França, Inglaterra, Itália e América. Os fracos de coração e incrédulos que estão cada bar espírito socialista, ligue para nós que estávamos portões para a esperança para a deflagração de uma revolução social nos países que emergiram vitoriosos desta guerra mundial. Como é que é com essa objecção? Claro, seria completamente errado acreditar que no momento seguinte, como se no comando, a revolução vai sair nos estados da Entente. A revolução mundial, que é o nosso objectivo e nossa esperança é muito grande processo histórico, uma vez que o impacto poderia se desdobrar em estado de choque, em dias e semanas. Os socialistas russos têm a revolução Alemã prevista em consequência necessária do russo. Mas, mesmo um ano completo após a eclosão da Revolução Russa, tudo ainda estava com a gente até que finalmente atingiu a hora.

Agora prevalente entre os povos da Entente compreensivelmente uma poderosa onda de vitória, e a alegria da destruição do militarismo Alemão, sobre a libertação da Bélgica e da França é tão alto que não podemos esperar que um eco revolucionária por parte dos trabalhadores de nossos inimigos anteriores neste momento. E, além disso, a censura que ainda comanda nos países da Entente, cada voz que chama para a conexão revolucionária para o proletariado revolucionário, reprimir pela força. Também não deve ser esquecido que a política traiçoeiro e criminoso de patriotas sociais levou a romper durante a guerra, o contexto internacional do proletariado e destruir.

E o que uma revolução é, na verdade, que agora espera que os socialistas da França, Inglaterra, Itália e América? Qual é o objectivo e qual personagem deve ter essa revolução? A revolução de 9 de Novembro, apresentado em sua primeira fase, o estabelecimento de uma república democrática para a tarefa, eles tinham um programa burguês; e nós sabemos muito bem que ela ainda não superou essa posição também ao nível do seu desenvolvimento actual em verdade. Mas uma revolução deste tipo não espera não do proletariado da Entente, e para a razão que a França, a Grã-Bretanha, Estados Unidos e Itália estão em décadas e séculos já na posse firme da liberdade democrática burguesa a que nós aqui no dia 9 de Novembro lutámos. Eles têm a constituição republicana, assim, especialmente aquela que é para nos trazer apenas o aclamado Assembleia Nacional; porque a monarquia na Inglaterra e na Itália é apenas uma externalidade trivial, uma decoração e uma fachada. Assim, podemos justificadamente esperar nada menos que uma revolução social do proletariado da Entente Unidos. No entanto, como temos o direito de tal expectativa, como podemos fazer do proletariado de outros países a procura de uma revolução social, enquanto nós ainda nem fez isso! Então nós temos que dar o primeiro passo para fazer isso. A forma mais rápida e decisivamente o proletariado Alemão com o bem por exemplo, desenvolvemos nossa revolução rumo ao socialismo cada vez mais rápido e de forma mais decisiva, mais rápido vamos seguir o proletariado da Entente.

A fim para nós, mas o grande sucesso do socialismo é possível - isso, é essencial que o poder político manteve-se obter o proletariado. Por enquanto não há nenhuma vacilação e hesitação mais, mas só uma clara quer - ou. Ou o capitalismo burguês continua a viver ea terra, e toda a sociedade humana para se deliciar com a sua exploração e salário escravidão e a perpetuação da ameaça de guerra, ou o proletariado remonta ao seu papel histórico e seus interesses de classe que pediram que ele seja tudo dominação de classe para sempre abolida.

Agora tentando lado socialmente patriótica e cívica para fazer as pessoas desta sua missão histórica alienada por pinturas em preto e assustador a perigos da revolução contra a parede; pela miséria e destruição, o tumulto e terror são descreve nas cores mais sangrentos, dos quais a transformação das relações sociais é suposto ser acompanhada. Mas esse pessimismo é despachado! Porque as próprias condições, a incapacidade do capital, a vida económica, que foi destruído por ele para reconstruir, eles são os únicos que irão conduzir as pessoas com uma necessidade de ferro no caminho da revolução social. Se olharmos para os grandes movimentos grevistas nos últimos dias, com atenção, vemos claramente que está vivo, mesmo no meio da revolução, o conflito entre o empreendedorismo e o trabalho assalariado. A luta de classe do proletariado não descansa enquanto as reivindicações da burguesia sobre as ruínas de sua antiga glória; ele não vai descansar até o momento em que a revolução social chegou a um final vitorioso.

Isso é o que a Liga de Espártaco quer.

Agora você atacar as pessoas de Espártaco com todos os meios possíveis. A imprensa da burguesia e os social-patriotas, a partir da expectativa a Kreuz-Zeitung, estourando com as mentiras mais aventureiros, as distorções do mais impertinente de imprecisões e calúnias. O que não nos repreender, afinal? Que anunciamos o terror; que queríamos para desencadear a mais sangrenta guerra civil; que nós nos equipar com armas e munições e preparar a insurreição armada. Em uma palavra, que são os cães de caça mais perigosos e sem escrúpulos no mundo. Essas mentiras são fáceis de ver. Quando eu logo no início da guerra, reuniu um pequeno corajoso, presa punhado, pronto de camaradas revolucionários em torno de mim e jogou na guerra e da febre da guerra porque fomos gritou para baixo de todos os lados, perseguidos e jogados na prisão. E quando eu expressou abertamente e em voz alta que ninguém ousou falar naquele momento e qual o tempo ainda queria ver o mínimo: que a Alemanha e seu chefe político e militar eram culpados na guerra - porque eles disseram que eu era um vil traidor, um agente pago da Entente, um companheiro antipatriótico que queria a queda da Alemanha. Nós poderíamos ter tido mais conveniente se tivéssemos permanecido em silêncio ou se juntou ao coro geral de chauvinismo e do militarismo. Mas nós preferimos dizer a verdade, ignorando o perigo em que se passaram. Agora veja todos, mesmo aqueles que então se enfureceu contra nós, um fato que o direito e a verdade do nosso lado. Agora, após a derrota e após os primeiros dias da revolução, todas as pessoas dos olhos foram abertos para que ele reconheça que ele foi empurrado para fora de seus príncipes, as suas Pan-sua-imperialistas e social-patriotas neste abismo de seu infortúnio. E agora, de volta para onde nós mais uma vez levantar a voz para mostrar ao povo Alemão a única maneira é capaz de levá-lo fora deste infortúnio à verdadeira liberdade e uma paz duradoura neste momento vêm as mesmas pessoas que nós mesmos e a serra verdade gritou, e tomar a sua antiga campanha de mentiras e calúnias contra nós novamente. Que eles também agora babar e gritar, eles podem ir como cães latindo atrás de nós - vamos prosseguir o nosso caminho recto, o caminho da revolução e do socialismo despreocupado, dizendo para nós: muitos inimigos, muita honra! Só muito bem sabemos que os mesmos criminosos e traidores que traiu em 1914 o proletariado Alemão com a frase de vitória e conquista, com um convite para "ficar" e a conclusão infame da trégua entre capital e trabalho, que aqueles que tentaram abafar de forma a luta de classe revolucionária do proletariado e qualquer greve como uma greve selvagem durante a guerra com a ajuda de seu sistema de organização e as autoridades - de que eles são os mesmos que agora, mais uma vez falar, em 1918, a Paz Nacional e proclamar a solidariedade de todas as partes com a finalidade da construção do nosso Estado.

Este novo acordo entre o proletariado e a burguesia, este traiçoeiro continuou a mentira de 1914 para servir a Assembleia Nacional. Esse deve ser o seu verdadeiro propósito. Com sua ajuda, a luta de classes revolucionária do proletariado deve ser sufocado pela segunda vez. Mas nós sabemos que por trás dessa Assembleia Nacional é na verdade o velho imperialismo Alemão, que não está morto, apesar da derrota da Alemanha. Não, ele não está morto; e ele permanece vivo, o proletariado Alemão está enganado de os frutos de sua revolução.

Nunca trabalho deve ser feito. Mesmo o ferro está quente, agora temos de forjá-la. Agora ou nunca! Ou nós escorregar de volta para o velho pântano o passado do qual temos tentado em uma tentativa revolucionária, para nos levantar, ou vamos continuar a lutar até a vitória e a salvação, até a redenção de toda a humanidade da maldição da escravidão. A fim de viver vitoriosamente realizar esta grande obra, a maior e edificante tarefa que nunca foi feito da cultura humana, para o proletariado Alemão deve proceder à instauração da ditadura.



 

Karl Liebknecht

(Liga de Espártaco)


Proclamação da república socialista livre

09 de Novembro de 1918

 


O dia da revolução veio. Temos reforçado paz. Paz está fechado no momento. O velho não existe mais. O domínio dos Hohenzollern, que viveram há séculos neste castelo é longo. Nesta lição, proclamar a República Livre Socialista da Alemanha. Saudamos nossos irmãos russos que foram expulsos vergonhosamente quatro dias atrás. [...]

O dia da liberdade começou. Nunca mais um Hohenzollern vai entrar neste lugar. Há 70 anos, estava aqui no mesmo lugar Friedrich Wilhelm IV., E teve que remover as barricadas de Berlim para a causa da liberdade caído, antes dos cinquenta, cadáveres ensanguentados, seu boné na frente do trem. Outro trem se move por aqui hoje. Eles são os espíritos dos milhões de pessoas que deram suas vidas pela causa sagrada do proletariado. Banhado em sangue influência sobre essas vítimas da tirania, e são seguidos pelos espíritos de milhões de mulheres e crianças que se degeneraram à causa do proletariado no sofrimento e miséria. E milhões de vítimas do sangue Guerra Mundial desenhar depois deles. Hoje é uma imensa massa de proletários entusiastas do mesmo lugar, para homenagear a nova liberdade. Camaradas do partido, eu proclamar a República Socialista Livre da Alemanha, que incluirá todas as tribos em que não haverá mais servos, em que cada trabalhador honesto vai encontrar a recompensa honesto de sua obra. O domínio do capitalismo, que transformou a Europa num cemitério está quebrado. [...]


Precisamos valorizar todas as forças para estabelecer o governo de trabalhadores e soldados e

para criar uma nova ordem política do proletariado,

uma ordem de paz, a felicidade da liberdade de nossos irmãos Alemães

e nossos irmãos do mundo.

Nós estendemos nossas mãos sobre eles e chamá-los

para completar a revolução mundial.




 

KARL LIEBKNECHT