Português

 

V. I. Lénine

DISCURSO NO GRAMOFONE

V. I. Lenine

Em Março deste ano de 1919, um congresso internacional dos comunistas foi realizado em Moscovo. Este congresso fundou a terceira Internacional Comunista, uma associação de trabalhadores de todo o mundo que estão se esforçando para estabelecer o poder Soviético em todos os países.

A Primeira Internacional, fundada por Marx, existia em 1864-1872. A derrota dos trabalhadores heróicos de Paris - da célebre Comuna de Paris - marcou o final desta International. É inesquecível, ela permanecerá para sempre na história da luta dos trabalhadores pela sua emancipação. Ela lançou as bases desse edifício da república socialista mundial, que agora estamos construindo.

A Segunda Internacional existia em 1889-1914, até á guerra. Este foi o período de desenvolvimento mais calmo e pacífico do capitalismo, um período sem grandes revoluções. Durante este período, o movimento operário ganhou força e amadureceu em um número de países. Mas os líderes dos trabalhadores na maioria das partes tinha se acostumado a condições pacíficas e tinha perdido a capacidade de travar uma luta revolucionária. Quando, em 1914, começou a guerra, que encharcava a terra com sangue por quatro anos, a guerra entre os capitalistas sobre a divisão dos lucros, a guerra pela supremacia sobre nações pequenas e fracas, esses líderes passaram para o lado de seus respectivos governos. Eles traíram os trabalhadores, eles ajudaram a prolongar a matança, tornaram-se inimigos do socialismo, passaram para o lado dos capitalistas.

As massas de trabalhadores viraram as costas para esses traidores ao socialismo. Em todo o mundo, houve uma volta para a luta revolucionária. A guerra provou que o capitalismo estava condenado. Um novo sistema está chegando para tomar o seu lugar. A antiga palavra socialismo tinha sido profanada pelos traidores ao socialismo.

Hoje, os trabalhadores que permaneceram leais à causa jogam fora o jugo do capital e se denominam comunistas. Em todo o mundo a associação dos comunistas está crescendo. Em vários países o poder Soviético já triunfou. Logo veremos a vitória do comunismo em todo o mundo; veremos o fundamento da República Federativa Soviética Mundial.


 

Lenine

 Português