PORTUGUÊS

 

 


 

Guerra anti-imperialista

de libertação da Argélia

1954 - 1962

em Inglês

 

ENVER HOXHA

 

ACERCA DA ARGÉLIA

(colecção de citações em língua Inglesa organizada por Wolfgang Eggers)

 

 

TELEGRAMA

ao

Primeiro CONGRESSO

da Frente Nacional de

Libertação da Argélia

Argel, 19 de Abril de 1964


publicado pela primeira vez em Alemão e Inglês tradução do Comintern (EH), por ocasião do 60º aniversário do início da guerra de libertação Argelina em 1 de Novembro de 1954

[a partir de: Enver Hoxha, Volume 26, páginas 320-321, Edição Albanesa]



Queridos irmãos da Argélia,
Em nome do povo Albanês e do Comité Central do Partido do Trabalho da Albânia, enviamos saudações revolucionárias ao Primeiro Congresso da Frente Nacional de Libertação da Argélia, a todos os bravos combatentes e amigos do povo Argelino.
Sob a liderança da Frente de Libertação Nacional, os heróicos combatentes do povo Argelino derrotaram o jugo imperialista Francês, ganharam a independência nacional e criaram condições para transformar a Argélia num país feliz.
Ao mesmo tempo, a luta armada do povo Argelino heróico tornou-se um excelente exemplo para todos os povos do mundo que sofrem com o domínio selvagem do colonialismo e do imperialismo. É também uma vitória sobre os traidores da luta de libertação dos povos que impedem a sua luta ou espalham ilusões sobre o imperialismo que este, alegadamente, têm interesse, por si só, em acabar com a sua opressão colonialista imperialista, em pôr de lado a sua subjugação e devolver a liberdade e independência aos povos.
O povo Albanês tem, assim como o povo irmão da Argélia, liderado uma luta longa e dura contra invasores estrangeiros e reaccionários domésticos. A nossa guerra armada de libertação foi heróica e vitoriosa, também.
Por ocasião do seu primeiro congresso, expressamos nossa profunda convicção de que a nossa amizade com o povo da Argélia é invencível. Sabemos que a vida do povo Argelino se vai tornar bela e feliz, se defender as suas conquistas revolucionárias pelo esmagamento todas as conspirações dos imperialistas, bem como se destruir os organismos do sistema neo-colonialista dos revisionistas modernos. A liberdade e a soberania do povo Argelino heróico são imprescritíveis.


Desejamos sorte ao seu Congresso!
Viva a amizade inquebrantável entre o povo Argelino e todos os povos amantes da paz!

O primeiro-secretário do Comité Central do Partido do Trabalho da Albânia

Enver Hoxha

Publicado pela primeira vez pelo jornal "Zeri i Popullit", nº. 94 (4876), em 19 de Abril de 1964 

tradução do Albanês para Inglês
pelo Comintern (EH), em 1 de Novembro de 2014

 

 

 

 

Website - Argélia ...